Ordens e comendas
Download 4.59 Mb. Pdf ko'rish
|
Inventário das medalhas, ordens e comendas militares 3 A Medalha pretende representar um acontecimento, trans- formando-o em símbolo e constitui um importante documento para a compreensão de uma cultura. Com a intenção de aumentar a divulgação da medalhística em toda a sua amplitude, possibilitando o estudo dessa bela arte, agregada à numismáti- ca, damos, à guisa de consulta, uma despretenciosa relação de Ordens pertencentes a vários países , sendo entretanto de se admirar, que várias destas condecorações, algumas já de há muito encerradas ou fechadas, de modo estranhável entram em atividade no Brasil, quando nos seus países de origem, há dezenas e até centenas de anos foram extintas. Com relação à certas Ordens, em razão de sua antiguidade, não poderemos precisar dados sobre o seu passado. Entre elas podemos citar algumas Ordens como : Santo Antonio da Redoma Santa, do Cisne, do Cão e do Galo. O Cel. Loureiro Lago dizia que “Os atos de abnegação, altruísmo, amor à humani- dade; as conquistas e vitórias nos estudos, liças e torneios; e os feitos gloriosos nas campanhas navais e campos de batalha mereceram sempre, dos governos e povos das nações, em todas as épocas, a devida recompensa, o prêmio, simbolizando o apreço, estima, gratidão, glória, honra e reconhecimento.” Com o correr do tempo, resolveram as nações, para premiar serviços prestados ou assinalar, de um modo solene, a época de fatos gloriosos, a adotar o processo de distribuição de ordens honorificas, condecorações e Medalhas para usar sobre o peito ou pendentes do pescoço em colar, corrente, cordão ou fitas. Concediam-se, assim, distintivos ou insígnias destinadas ao reconhecimento dos agraciados, merecedores de tais recompensas. Quanto à classificação das Medalhas, na numismática, por ordem de importância: Condecorações Honorificas (Ordens), Condecorações Militares, Condecorações Co- memorativas, Medalhas Comemorativas, Medalhas por Tempo de Serviço, Medalhas Premiais, Medalhas Esportivas e Plaquetes.
Medalhas que apresentam nos dis graus da hierarquia honorifica, pendentes de fitas e bandas, assim classificadas : Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. São peças ricamente trabalhadas em metais e esmaltes. Condecorações Militares Toda e qualquer Medalha criada por decreto do governo para conferir-se aos ele- mentos das diversas corporações militares que se tenham destacado em campanhas de guerra (terra, mar e ar), na defesa da Pátria. Inventário das medalhas, ordens e comendas militares 4 Condecorações Comemorativas Medalhas pendentes de fitas e constantes de modelo único, sem graus hie- rárquicos, concedidas por força de Decreto-Lei, Portaria ou Aviso (Presidencial, Ministerial ou Municipal), como lembrança de fatos históricos e na exaltação das grandes figuras civis e militares, cuja evocação se deseja reviver para maior glorificação de bons serviços prestados à Pátria e à Humanidade. Medalhas Comemorativas Medalhas circulares, sem fita, distribuídas como lembrança ou homenagem a determinado acontecimento, perpetuando ou evocando principalmente, figuras ou fatos ligados à história, às letras, às artes e às ciências, inaugurações, cente- nários, jubileus, etc...
São conferidas aos militares das forças armadas, como premio de bons serviços prestados nas respectivas repartições pelos períodos de 10, 20, 30 e 40 anos, sem falta desabonadora. Medalhas Premiais Mérito conferido por entidades culturais ou escolas civis e militares oficiais ou oficializadas, de grau secundário ou superior. Estas Medalhas, em geral, são pendentes de fitas marcadas com as cores nacionais, não estando, porém, essas fitas, sujeitas ao controle do Ministério do Exterior , como no caso das Conde- corações Honorificas , Condecorações Militares, Condecorações Comemorativas e Medalhas de Tempo de Serviço, a fim de evitar duplicidade de combinação de cores entre as Medalhas dos países amigos. Medalhas Esportivas São veneras conquistadas em torneios esportivos, pendentes de fitas com as cores nacionais ou das entidades que as conferem.
Peças de forma retangular, com as mesmas características e finalidades das Medalhas comemorativas circulares, sem fita. As condecorações e as Medalhas podem ser trabalhadas em platina, ouro, prata, vermeil (prata dourada), bronze, e todo e qualquer metal resistente.
Inventário das medalhas, ordens e comendas militares 5 A 001 Abdon Calderón, Ordem de (Equador) Ordem Equatoriana instituída em 1904, para homenagear Abdon Calderón – herói nacional do Equador. Foi criada para premiar o serviço militar extraordinário. Possui três classes. Fita: amarela, azul e vermelha. 002 Abdullah Hussain, Ordem de (Jordânia) A Ordem de Abdullah Hussain foi criada em 22 de junho de 1949, pelo rei Abdullah ibn Hussain, para premiar os Chefes de Estado Estrangeiros. 003 Abtao, Medalha de (Peru) A Medalha de Abtao foi criada em 1866,para a participação na Batalha contra os espanhóis em Abtao no dia 7 de Fevereiro de 1866. Fita: Ver- melha com uma faixa branca ao centro.
A Medalha de Serviço Militar para operações em Aceh foi criada em 1960. Fita: Vermelha com listras verdes. 005 Ação em Combate, Medalha de (Estados Unidos) A Medalha de Ação em Combate foi instituída em 15 de Março de 2007 pelo Secretário da Força Aé- rea Michael Wynne W.. para agraciar os membros da Força Aérea dos Estados Unidos da América que sob fogo hostil ao operar no espaço inseguro (fora doperimetro defendido), tenha praticado atos de coragem e heroísmo. Fita: Vermelha com listras diagonais amarelas.
A Medalha de Ação Cívica Militar foi criada em 12 de maio de 1956, para agraciar os soldados que participam de ações cívicas. Fita: Azul e Vermelha com pequenas listras brancas e verdes.
A Medalha de Ação Comunitária foi instituída em 20 de Julho de 1949 por lei do Congresso, para agraciar o serviço entre 26 de junho de 1948 e 30 de setembro de 1949 em apoio ao transporte aéreo de Berlim. Fita: Azul com bordas pretas e faixa vermelha e branca ao centro.
A Medalha de Administração e Competência Técnica foi criada em 1986, para os membros de uma unidade das Forças Armadas para marcar a realização da manutenção de um elevado nível de competência administrativa Técnica. Fita: Verde com uma faixa amarela central e listras brancas e vermelhas. 009 Adolfo de Nassau, Ordem de (Luxemburgo) Ordem de Cavalaria – civil e militar – luxem- burguesa, instituída a 08 de maio de 1858 pelo Duque Adolfo de Nassau, para os serviços excep- cionais para Luxemburgo ou a Casa Ducal e, ou a excelência nas artes e nas ciências. Compreen- dendo cinco graus . A insígnia é uma cruz de ouro esmaltada de branco para os quatro primeiros graus, de prata para o quinto. A condecoração para os militares é ornada de espadas. A fita é azul com orla alaranjada.
A Medalha da Administração Pública foi criada em 1963, para agraciar os funcionários públicos que tenham demonstrado a sua eficiência e competência no serviço publico. Graus: Ouro, Prata e Bronze. Fita: branca com bordas cinza e uma listra vermelha central ladeada por estreita faixa em vermelho. Inventário das medalhas, ordens e comendas militares 6 010A Administração Pública Militar, Medalha da (Singapura) A Medalha da Administração Pública Militar foi criada para qualquer membro da SAF, que se dintinguir por serviços meritórios no comando militar ou do trabalho pessoal. Graus: Ouro, prata e Bronze. Fita: Vermelha com duas listras brancas. 011 Afeganistão, Medalha (Reino Unido) A Medalha Afeganistão foi criada em 19 de março de 1881, para agraciar o serviço no Afeganistão entre 1878 – 1880. Fita: Verde escuro com bordas vermelhas.
A Medalha da África do Sul foi criada em 1989, para premiar o serviço fora da África do Sul , incluindo operações nas fronteiras externas e da Campanha de Angola (1987 – 88). Fita: Amarela com friso preto e branco ao centro com bordas vermelhas.
A Medalha Achievemente Aérea foi instituída em 3 de fevereiro de 1988, para a realização meritória aérea durante o vôo, especialmente em tempos de paz. Fita: Azul claro com bordas amarelas e azuis escuras. 014 Alawaidis Sharifian, Ordem de (Marrocos) A Ordem de Alawaidis Sharifian foi criada em 11 de Janeiro de 1913,pelo sultão Yusuf, para pre- miar civis e militares de mérito. Graus: Grã-Cruz, Estrela da Grã-Cruz, Grande Oficial, Estrela do Grande Oficial, Comendador, Oficial. Fita: Branca com bordas vermelhas.
A Ordem de Ali Muhammad fundada pelo sultão Husain Kamil em 14 de Abril de 1915. Premiado em uma classe suprema (Grande Cordão) duas classes normais : Cordão e Comendador e,duas Medalhas de prata. A classe suprema é restrita aos Chefes de Estado e membros da Casa Real e estrangeiros. As Medalhas foram concedidas por atos de bravura militar. Essa Ordem ficou obsoleta em 1954, com o advento da Republica. 016 Almirante Gorshkov, Medalha (Rússia – Federação) A Medalha Almirante Gorshkov, foi criada em 27 de Janeiro de 2003, para agraciar as contribuições para o desenvolvimento,aquisição e análise de navios de guerra, aviões, armas e equipamentos, bem como o desenvolvimento da doutrina naval. Fita: preta, laranja, azul e branco.
Medalha criada em 11 de agosto de 1982, para premiar todos os professores que se distinguiam na alfabetização do povo afegão. Essa Medalha possuía duas classes: 1ª Classe- Medalha em ouro – 2ª Classe: Medalha em prata. Fita: vermelho escuro com listras brancas e verdes nas bordas.
A Medalha de Honra das Alfândegas,foi criada em 15 de agosto de 1969,para agraciar os trabalhos alfandegários. Graus: 1ª,2ª, e 3ª Classe. Fita: Amarela com bordas azuis e verdes.
A Ordem de Alb Al Karim Oasim foi criada em 1958 e descontinuada em 1962. Para agraciar o serviço excepcional ao Iraque. Graus: Civil e Divisão Militar.
A Ordem de Albert foi criada em 31 de dezem- bro de 1850, para agraciar os Chefes de Estado. Graus: Grã-Cruz, Comendador, Cavaleiro de 1ª e 2ª Classes. Fita: Verde com borda branca.
Inventário das medalhas, ordens e comendas militares 7 020 Alfândega, Medalha da (Gabão) A Medalha da Alfândega foi criada em 28 de outubro de 1961, para agraciar os funcionários da Alfândega do Gabão. Fita: Azul com uma faixa preta ao centro.
A Medalha Comemorativa do 10º aniversário da retirada das tropas soviéticas do Afeganistão, foi instituída em 1999. Fita: Azul claro com listras verde, vermelha e preta.
A Ordem Civil de Alfonso X – O Sábio – destina-se a premiar as pessoas físicas e jurídicas e às enti- dades tanto espanholas como estrangeiras,cuja primeira regulação estabeleceu-se por real De- creto, o 23 de maio de 1902, com a finalidade de premiar os méritos contraídos nos campos da educação, a ciência, a cultura, a docência e a investigação,ou que tenham prestado serviços destacados em qualquer deles em Espanha ou no âmbito internacional. O Grande Mestre da Ordem é o rei de Espanha,em cujo nome se outorgam as diferentes categorias da mesma,e a quem por direito lhe corresponde ostentar o Colar. O Grande Chanceler da Ordem é o titular do Ministério de Educação, Política Social e Des- porto de Espanha. Graus: Colar, Grande Cruz, Comenda com placa, Cruz. 023 Afonso XII, Ordem Civil de (Espanha) A Ordem Civil de Afonso XII é precedente da Ordem Civil de Afondo X, o Sábio, pelo Real De- creto 954/1988, de 2 de setembro, com a que se refunde, adaptando as normas às condições sociais do tempo presente e aos princípios de- mocráticos em que se inspira o ordenamento jurídico espanhol. 024 Afonso Henriques, Medalha Dom (Portugal) A Medalha de Dom Afonso Henriques – Mérito do Exército – é uma Medalha militar portugue- sa, criada em 11 de Outubro de 1985 com a designação de D. Afonso Henriques – Patrono do Exército – e, destina-se a galardoar os mili- tares e civis, nacionais ou estrangeiros, que, no âmbito técnico-profissional, revelem elevada competência, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais, contribuindo significativamente para a eficiência, prestigio e, cumprimento da missão do Exército Português. É uma das primeiras 3 Medalhas privativas, uma por cada ramo das Forças Armadas, criadas em 1985, e que precederam a Medalha da Cruz de São Jorge, em 2000, do Estado Maior General das Forças Armadas, e a Medalha da Defesa Nacional do Ministério da Defesa em 2000. A Medalha possui 4 classes.
A Medalha África Central foi criada em 1899, para agraciar a participação em pequeno número de Campanhas na África Central e Oriental entre 1891 e 1894. Fita: Preta, branca e castanho.
A Ordem do Africano foi criada em 13 de janeiro de 1879, para agraciar os Chefes de Estado e Embaixadores. Graus: Grande Comendador, Co- mendador e Oficial. Fita: Vermelha com bordas azuis e três listras brancas. 027 África Central, Ordem do Mérito da (Republica Centro-Africana) A Ordem do Mérito da África Central foi instituída em 25 de Maio de 1976, para agraciar todos os ci- dadãos civis ou militares – nacionais ou estrangei- ros que tenham prestado relevantes serviços para a Republica Centro-Africana. Graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Fita: Vermelha com listra azul e branca na borda esquerda e amarelo e verde na borda direita.
Inventário das medalhas, ordens e comendas militares 8 028 Agrícola, Ordem do Mérito (Costa do Marfim) A Ordem do Mérito Agrícola, foi criada em 16 de Abril de 1964, para agraciar as distintas con- tribuições para a agricultura e pecuária. Graus: Comendador, Oficial e Cavaleiro. Fita: Verde com linhas laranjas em diagonais. 028A Agrícola, Ordem do Mérito (Laos) A Ordem do Mérito Agrícola do Reino do Laos, foi criada em 20 de novembro de 1950, pelo rei Sisavang Vong para premiar os cidadãos que te- nham desempenhados relevantes serviços para a agricultura do Laos. Graus: Oficial, Comendador e Cavaleiro. Fita: Verde com uma listra dupla branca.
029 Agricultura, Ordem da (Egito) A Ordem da Agricultura foi criada em 1932 pelo rei Ahmad Fuad I, para agraciar os cidadãos que tenham se destacado em projetos para o desenvolvimento da agricultura. Graus: Oficial, Comendador e Cavaleiro. Fita: Verde com listras amarelas e bordas vermelhas.
A Ordem de Mérito da Águia Alemã foi instituída em 01 de Maio de 1937 por Adolf Hitler como uma condecoração de caráter honorifico e desti- nada a estrangeiros. Possuia os seguintes graus : Grã-Cruz , Águia Alemã com estrelas, Ordem da Águia Alemã 1º , 2º e 3º Graus, Medalha de Méri- to. Os graus foram reorganizados em 27/12/1943 :Grã-Cruz da Ordem da Águia de Ouro; Grã-Cruz da Ordem da Águia Alemã; Ordem da Águia Alemã 1º , 2º , 3º , 4º e 5º Classes; Medalha de Prata e Bronze. 031 Águia de Ouro, Ordem da (Cazaquistão) A Ordem da Águia de Ouro foi criada em 1995, para premiar os serviços excepcionais à Repu- blicado Cazaquistão. Fita: Verde com uma faixa vermelha central.
A Ordem da Águia Asteca foi criada em 29 de Dezembro de 1933 pelo Presidente Abelardo L. Rodriguez, destinada a agraciar os Chefes de Estado. Graus: Colar,Grã-Cruz, Estrela, 2ª,3ª e 4ª Classe.Fita: Amarelo dourado. 033 Águia Branca, Ordem da (Polônia) É a mais alta honraria polonesa entregue tanto por mérito civil quanto militar. Ordem de cava- laria criada em 1325, por Ladislau IV da Polônia, restabelecida em 01 de novembro de 1705 por Augusto II e englobada, depois da anexação da Polônia nas Ordens russas. Tinha uma só classe de Cavaleiros; Grã-Cruz (com placa), azul escuro. Reorganizada com o advento da Republica, em 16 de Outubro de 1992, por Mérito Civil ou Militar. 034 Águia Branca, Ordem da (Sérvia) A Ordem da Águia Branca foi fundada em 23 de Janeiro de 1883 por Milan I Obrenovic. Em 1903, foi restabelecida por King Peter I Karadjordjevic. Concedida a estrangeiros de destaque,bem como os cidadãos da Sérvia. A Ordem da Águia Branca foi atribuída em reconhecimento ao serviço civil ou militar distinto (com espadas). Possui cinco classes: 1ª Classe; 2ª Classe; 3ª Classe; 4ª Classe e Cruz samaritana. 035 Águia Mexicana , Ordem da (México) A Ordem da Águia Mexicana foi criada em 1º de fevereiro de 1865 pelo Imperador Maximiliano, para agraciar Embaixadores e Chefes de Esta- do. Graus: Grã-Cruz (com Colar para Chefes de Estado), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
A Ordem da Águia Negra foi instituída em 26 de março de 1914, pelo Príncipe Wilholm Weid. Era destinada por mérito, tanto para condecorar civis ou militares. Possuía seis classes: Grã-Cruz; Estre-
Inventário das medalhas, ordens e comendas militares 9 la da Grã-Cruz; Grande Oficial; Estrela do Grande Oficial; Comendador e Oficial. Fita: marrom com bordas vermelhas. Essa Ordem foi descontinuada em 1945.
Foi a mais alta Ordem de cavalaria do Reino da Prússia. Primeira Ordem Prussiana fundada em 17 de janeiro de 1701 por Frederico III de Brandemburgo (posteriormente Frederico I, rei da Prússia), na véspera de sua coroação. Tinha uma única classe de Cavaleiros (em número de 30) , que usavam a Grã-Cruz com placa. Fita cor de laranja.A ordem ficou obsoleta após a abdi- cação do Kaiser Wilhelm II em 1918, último rei da Prússia.
Download 4.59 Mb. Do'stlaringiz bilan baham: |
ma'muriyatiga murojaat qiling