Vanguarda modernista


Download 445 b.
Sana25.03.2017
Hajmi445 b.


VANGUARDA MODERNISTA


Em 1905, em Paris, no Salão de Outono, alguns artistas foram chamados de fauves (em português significa feras), em virtude da intensidade com que usavam as cores puras, sem misturá-las ou matizá-las. Quem lhes deu este nome foi o crítico Louis Vauxcelles, pois estavam expostas um conjunto de pinturas modernas ao lado de uma estatueta renascentista. Os princípios deste movimento artístico eram: · Criar, em arte, não tem relação com o intelecto e nem com sentimentos. · Criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias. · A cor pura deve ser exaltada. · As linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens. Temos nessa corrente influência direta do primitivismo de Paul Gauguin.



Características da pintura e das formas:

  • Características da pintura e das formas:

  • Pincelada violenta, espontânea e definitiva;

  • Ausência de ar livre;

  • Colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade;

  • · Uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas;

  • · Pintura por manchas largas, formando grandes planos;

  • . Primitivismo no desenho, o que pode ser notado pela sintetização e simplificação das formas.





Observe como Gauguin mudava a cor natural do ambiente em função do sentimento, do instinto. Note os traços simples dos desenhos.



Nas obras de Gauguin verificamos a explosão do seu instinto inquieto, agressivo, verificado pela pintura livre de compromissos com a realidade e disperso de valores clássicos e acadêmicos. É também uma reação à frieza e ciência impressionista. A exploração do espaço em zonas de cores puras, a quebra da cor local, a idéia de transportar para tela um sentido em vez de uma cópia da natureza influenciaram diretamente o instinto selvagem fovista.



MATISSE – MIL E UMA NOITES



MATISSE - A DANÇA



MATISSE – BLUE NUDE



MATISSE, HARMONIA EM VERMELHO



MATISSE – RETRATO DE MME. MATISSE



MATISSE – OS VEGETAIS



ROUAULT – VELHO REI



Brasil O forte colorido e a síntese de formas teve sua influência sobre os modernistas brasileiros. Acompanhe.

  • Tarsila do Amaral – Paisagem com touros



  • Cícero Dias – Em título



Cubismo Escola de pintura, que posteriormente se estendeu à escultura, caracterizada pela representação dos objetos em sua totalidade, como se fossem contemplados simultaneamente por todos os lados. Foi tamanha a sua evolução que se dividiu em cubismo analítico e cubismo sintético. O cubismo influenciou diretamente diversas correntes, como o abstracionismo, o futurismo, orfismo e outras, influenciando também o design e a arquitetura moderna

  • Cubismo Escola de pintura, que posteriormente se estendeu à escultura, caracterizada pela representação dos objetos em sua totalidade, como se fossem contemplados simultaneamente por todos os lados. Foi tamanha a sua evolução que se dividiu em cubismo analítico e cubismo sintético. O cubismo influenciou diretamente diversas correntes, como o abstracionismo, o futurismo, orfismo e outras, influenciando também o design e a arquitetura moderna



CÉZANNE: o mundo geometrizado, sintético, com peso e massa, significou seu rompimento com o impressionismo, influenciando o pensamento cubista. A intensa fragmentação das formas em decorrência de suas experimentações influenciou as correntes abstratas do séc. XX. Cézanne é tido como o pai da pintura moderna.



Ao girar em torno dos objetos enquanto os reproduzia nas telas, Cézanne já lançava a ideia de representação destes em planos simultâneos, a base para o Cubismo. Além disso, lançou a proposta de um mundo formal regido pelo cilindro, o cone, o cubo e a esfera, enfim, um mundo sólido, contrariando a intensa fragmentação impressionista, no entanto, essa geometrização das formas o conduziu a uma fragmentação próxima dos impressionistas, porém agora por meio de linhas e planos. Cézanne influencia não só o Cubismo, também toda a arte abstrata.



PICASSO, LES DEMOISELLES DE AVIGNON, 1907



PABLO PICASSO, PRIMEIRA COMUNHÃO, 1898



PICASSO – A VIDA, 1906



PICASSO – FAMÍLIA DE SALTIMBANCOS, 1905



  • Cubismo analítico Desenvolvido por Picasso e Braque aproximadamente entre 1908 e 1911. Trabalhavam com poucas cores, ocre, preto, cinza e alguns tons de marrom, e com a fragmentação dos objetos, tornando as figuras irreconhecíveis.

  • O equilíbrio por homogeneidade é característico do cubismo analítico, uma vez que há ampla utilização da superfície.



BRAQUE – GARRAFAS E PESCADOS



BRAQUE – VIOLINO E CÂNTARO



PICASSO – MESA DE TOILETE



Cubismo sintético Em reação ao cubismo analítico, em que foi excessiva a fragmentação e a destruição das estruturas, os artistas passaram ao cubismo sintético. Retomando as figuras reconhecíveis, mas mantendo as características do cubismo, apenas inovam com aplicações de outros materiais em suas composições, utilizando as colagens com tela, vidro, pedaços de madeira e de metal, introduzindo letras, números e palavras e ultrapassando os limites das técnicas convencionais.

  • Cubismo sintético Em reação ao cubismo analítico, em que foi excessiva a fragmentação e a destruição das estruturas, os artistas passaram ao cubismo sintético. Retomando as figuras reconhecíveis, mas mantendo as características do cubismo, apenas inovam com aplicações de outros materiais em suas composições, utilizando as colagens com tela, vidro, pedaços de madeira e de metal, introduzindo letras, números e palavras e ultrapassando os limites das técnicas convencionais.



J. GRIS, HOMEM NO CAFÉ, 1912



PICASSO – GUITARRA, 1913





PICASSO – GUERNICA, 1937



Brasil Notamos facilmente a geometrização cubista em obras modernistas brasileiras. Observe:

  • Di Cavalcanti - Maternidade



Portinari – Cabeça de Mulher



A ARTE AFRICANA teve grande influência sobre a arte moderna, isso devido ao valor dado ao primitivismo no final do século XIX, manifestado por artistas como Gauguin ou poetas como Rimbauld. Além do caráter ideológico o que despertou a atenção dos modernistas foi a simplificação, a sintetização e a estilização das formas. Essas características encontraremos principalmente no cubismo e no fauvismo, estando presente também em esculturas expressionistas de Modigliani.







Expressionismo Fonte: Encarta 2000

  • Expressionismo Fonte: Encarta 2000

  • Expressionismo, corrente artística que, pela deformação ou exagero das figuras, buscava a expressão dos sentimentos e emoções do autor. Este movimento surgiu como reação aos modelos dominantes nas artes européias desde o Renascimento, particularmente nas ultrapassadas academias de Belas-Artes. O artista expressionista buscava a experiência emocional, preocupando-se mais com as emoções do observador do que com a realidade externa. Para aumentar a dramaticidade da comunicação artística, exageravam e, mesmo, distorciam os temas trabalhados.



O grupo expressionista mais importante do século XX surgiu na Alemanha, denominado Die Brücke (A ponte).. Esta primeira fase do Expressionismo Alemão foi marcada por uma visão satírica da burguesia e forte desejo de representar emoções subjetivas. Die Brücke dissolveu-se em 1913, um ano antes do início da I Guerra Mundial (1914-1918).

  • O grupo expressionista mais importante do século XX surgiu na Alemanha, denominado Die Brücke (A ponte).. Esta primeira fase do Expressionismo Alemão foi marcada por uma visão satírica da burguesia e forte desejo de representar emoções subjetivas. Die Brücke dissolveu-se em 1913, um ano antes do início da I Guerra Mundial (1914-1918).



A fase seguinte do Expressionismo se chamou Nova Objetividade e surgiu junto com a desilusão reinante após a I Guerra Mundial. Fundada por Otto Dix e George Grosz, foi marcada pelo pessimismo existencial e por uma atitude irônica e cínica diante da sociedade. Este período do Expressionismo transformou-se em movimento internacional, podendo-se perceber a influência dos alemães no trabalho de artistas de várias partes do mundo, entre eles, o austríaco Oskar Egon Schiele e o brasileiro Cândido Portinari.

  • A fase seguinte do Expressionismo se chamou Nova Objetividade e surgiu junto com a desilusão reinante após a I Guerra Mundial. Fundada por Otto Dix e George Grosz, foi marcada pelo pessimismo existencial e por uma atitude irônica e cínica diante da sociedade. Este período do Expressionismo transformou-se em movimento internacional, podendo-se perceber a influência dos alemães no trabalho de artistas de várias partes do mundo, entre eles, o austríaco Oskar Egon Schiele e o brasileiro Cândido Portinari.



influências









Munch, o grito, 1893

  • Eduard Munch

  • O Grito, 1893



Ansiedade, 1894



Morto na sala, 1895



Morte, 1895 – Munch perdeu a mãe e a irmão muito cedo, por enfermidade, seu irmão foi internado em um sanatório, sua saúde não era das melhores...



a besta, 1901



Ensor, entrada de Cristo em Bruxelas, 1888 – aqui o artista critica a perda de sensibilidade da sociedade, a perda de valores, do sentido da religião, retratando cristo (rodeado por uma auréola no centro da imagem) retornando e sendo recebido por uma turba de mascarados, simbolizando a falsidade humana e todas as maldades.



Banquete dos famintos. Compare esta obra à Santa Ceia de Da Vinci e tente assimilar a mensagem e a visão do artista quanto à sociedade.



Esqueletos se aquecendo – assim Ensor vê o homem moderno, um esqueleto que crê ser melhor que os outros, buscando sempre um alento para uma alma já perdida



"De agora em diante nós iremos empreender uma guerra implacável contra os últimos remanescentes da desintegração cultural (...). Por tudo que nós apreciamos, esses bárbaros pré-históricos da Idade da Pedra podem retornar às cavernas de seus ancestrais e lá realizar os seus rabiscos primitivos internacionais." (Adolf Hitler, Discurso acerca da Arte Moderna, 1937)

  • Em torno de nós vê-se o monstruoso, fruto da insanidade, imprudência inépcia e completa degeneração. O que essa exposição oferece inspira horror e aversão em todos nós."



MODIGLIANI



  • Modigliani, nu reclinado



Nu deitado, 1917





Esculturas sintetizadas



Hitler considerava a arte moderna como degenerada, promotora do horror, da irracionalidade e anti-estética. Sob curadoria de Adolf Ziegler foram organizadas as exposições da chamada “arte degenerada”, nas quais obras de modernistas das várias correntes eram expostas justapostas a fotografias de dementes, deformados, e acometidos de outros problemas físicos e mentais. O discurso pregava a valorização dos artistas modernos ao gen que dentro de décadas acabaria com a pureza e a beleza ariana. Hitler pregava que somente a arte grega e renascentista espelhava a beleza do seu respectivo povo. Defendeu e financiou a arte nazista, visando uma renascença alemã na predominou a cultura do belo. Na verdade, o governo afastou a arte questionadora e crítica, como a expressionista, do povo, cegando-o e seduzindo-o com as maravilhas e o preciosismo da arte clássica.



Veja esta pintura de Otto Dix, que lutou na primeira guerra mundial. Certamente era o horror da guerra que Hitler não gostaria que o povo contemplasse.

  • Otto Dix, Flanders, 1934



Rua de praga, 1920



FRANCIS BACON



Francis Bacon, Papa Incocêncio





  • Diego Rivera, noite dos pobres



  • Diego Rivera, o carregador de flores





  • Botero, casal arnolfini





Oswaldo Guayasamin – as mãos da angústia

  • Oswaldo Guayasamin – as mãos da angústia



BEKSINSKY







Brasil

  • Aqui as correntes de vanguarda marcaram pintores presentes na Semana de Arte Moderna de 1922. O Expressionismo pode ser notado em obras de Tarsila e Di Cavalcanti, mas principalmente em Anita Mafaltti, Goeldi e Portinari. O modernismo teve como grande influente o lituano Lasar Segall em sua breve passagem pelo país, por volta de 1914, trazendo consigo, principalmente composições típicas do expressionismo europeu.



Lasar Segall

  • Mãe Preta Navio de Imigrantes



Anita Malfatti, a precursora do modernismo brasileiro

  • A boba, 1915



Anita Malfatti – O Homem Amarelo



  • Goeldi, abandono



Di Cavalcanti



mulheres



Tarsila - Abaporu



  • A Negra



O expressionismo de PORTINARI



  • Retirantes



  • Menino morto



Каталог: upload -> blogSite -> 5048 -> 5048578 -> 8577
upload -> Jared Leto 42 años
upload -> Zbekiston respublikasi markaziy saylov komissiyasining
upload -> O’zmu qoshidagi S. Raximov akademik litseyi 306-gurux o’quvchisi Karimjonova Dilfuza
upload -> Odamlardagi irsiy kasalliklarni tibbiyot genetikasi o`rganadi. Odamlardagi irsiy kasalliklarni tibbiyot genetikasi o`rganadi
upload -> O 'zsan oatq u rilish b an k
upload -> O‘zbekiston Respublikasi vizasi
upload -> O‘zbekiston fuqarolari uchun soddalashtirilgan tartib o‘rnatilgan alohida mamlakatlarga kirish tartibi mdh davlatlari
8577 -> Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de 1715. Também conhecido como "estilo regência", reflete o comportamento da elite francesa de Paris e Versailles


Do'stlaringiz bilan baham:


Ma'lumotlar bazasi mualliflik huquqi bilan himoyalangan ©fayllar.org 2019
ma'muriyatiga murojaat qiling